sábado, 19 de abril de 2008

Aberrações de quatro rodas

A Business Week fez um lista com os carros mais feios do mundo, e os leitores dão seus pareceres


Nós aqui no ONNE já escolhemos os carros mais luxuosos do mundo. Enquanto isso, a revista Business Week fez um seleção dos carros mais feios dos EUA e completou com comentários dos leitores. Leia abaixo o que foi dito sobre cada um, com algumas observações da redação do Onne. Há que tenha memórias carinhosas do Chevette, há quem ache o Edsel um carro belíssimocheio de estilo. Mas a voz do povo, como dizem, é a voz de Deus. Veja como ficou o jugamento!
Portas de tamanho diferentes

1-Pacer (American motors)

Problemas de design nesse carro não eram poucos: vedação ruim, bancos com pinos de cobre que em dias quentes queimavam os motoristas e muitos outros.

Alguns o chamavam de patim grávido, mas talvez o mais marcante fosse o fato de que a porta da esquerda era de um tamanho diferente da porta da direita.


Um velho conhecido

2-Chevette (Chevrolet)

O Chevette é um dos carros da lista que foi comercializado no Brasil. Passar com um desses por um poça d’água um pouco mis funda deixaria o motor ensopado, por dentro e por fora.

A bateria era menos potente do que o ideal e o motor era fraco. Carros como esse abriram as portas para montadoras japonesas entrarem no mercado.


A mão direita não sabia o que a esquerda estava fazendo

3-Edsel (Ford)

Um projeto bi-polar explica bem o que era esse carro. A parte da frente usava a grade vertical exagerada da Rolls-Royce, a parte traseira usava o estilo rabo-de-peixe.

Basicamente, o carro não fazia o menor sentido. Era pesado demais, consumia muito combustível e tinha acabamento duvidoso. Não durou muito.


Por fora uma banheira, por dento uma lata de sardinhas

4-Matador (American Motors)

Pelo lado de fora, o enorme matador parecia confortável, mesmo lembrando uma espaçonave de filmes B dos anos 70.

Entretanto, era tão apertado e desconfortável para o motorista e os passageiros, que ficava difícil entender por que ele era grande. Em poucas palavras, um disperdício de metal, vidro, plástico e borracha.


Oxidação garantida

5-Corvair (Chevrolet)

Um perigo sobre quatro rodas. Além de ser uma imitação ruim do fusca, sofria com problemas seríssimos de oxidação, o que fez com que esse carro desaparecesse quase por completo pela dificuldade de preservá-lo. O motor era fraco e as rodas não eram bem presas.


Nome sugestivo

6-Gremlin (American Motors)

Para entender como esse carro é bizarro, basta lembrar o dia em que foi lançado: 1º de abril de 1970, o dia dos tolos nos EUA.

O sistema de ventilação era péssimo, e com as enormes janelas ele se tornava em apenas alguns momentos no sol um verdadeiro forno. As proporções era estranhas, fazendo jus ao nome do carro.


Por fora não era feio, já por dentro...

7-Vega (Chevrolet)

Esse carro fez uma geração perder o interesse pela GM. Ele sofria oxidações em menos de um mês depois da fabricação.

Espaço quase nenhum para os passageiros, motor fraco e durabilidade sofrível fizeram deste um dos piores carros já produzidos pela montadora, que era a maior dos EUA.


A mão esquerda não sabia o que a direita estava fazendo

8-Atzek (Pontiac)

Parecido com um caminhão de lixo em miniatura, o maior problema era o design da parte frontal, com o farol estranho e dividido.

Bem, na verdade o problema é que a parte de trás não tinha nada a ver com a parte da frente. Quer saber, o maior problema é o projeto inteiro. Parece que cada um da equipe desenhou um pedaço e no fim apenas colaram as partes.


Uma bomba relógio

9-Pinto (Ford)
Andar em um desses era sempre uma emoção. Por quê? Bem, se alguém batesse na traseira de um Ford Pinto, ele explodia.

O tanque estava muito, mas muito mal posicionado. O corpo rígido não absorvia impacto de batidas, e passava todos os danos ao pobre motorista. Um bomba relógio nas ruas.


Se sobrou alguma coisa, é um item de colecionador

10-Yugo

O Yugo se tornou famoso por ser o carro que se desmoronava enquanto você o dirigia.

No fim da década de oitenta, a maioria ficou encalhada em concessionárias até que, no fim, foram destruídos. E não deve ter dado muito trabalho. O valor do carro caia vertiginosamente dias após a compra.

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